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Santa Casa de Sertãozinho faz parceria com SAD – Serviço de Atenção Domiciliar Municipal para desospitalização de pacientes

01/09/2022

Com o objetivo de melhoria do fluxo de pacientes e favorecer a rotatividade de leitos hospitalares, a Santa Casa de Sertãozinho fez uma parceria com a SAD – Serviço de Atenção Domiciliar Municipal – Melhor em Casa.

O intuito desta esperada parceria é identificar e regular paciente o hospitalizado que tenha perfil clínico para continuidade do tratamento em casa, diminuindo as intercorrências clínicas e exposição às infecções hospitalares e garantir a segurança e humanização no processo de desospitalização. Desta forma conseguimos  promover a  maior autonomia do usuário e/ou familiares através da capacitação de cuidadores, sempre que necessário, permitindo melhor recuperação em seu habitat, além de aperfeiçoar a utilização dos recursos públicos.

 

O que é o Serviço de Atenção Domiciliar (SAD)?

A Atenção Domiciliar (AD) é uma forma de atenção à saúde oferecida na moradia do paciente e caracterizada por um conjunto de ações de promoção à saúde, prevenção e tratamento de doenças e reabilitação, com garantia da continuidade do cuidado e integrada à Rede de Atenção à Saúde. Com abordagens diferenciadas, esse tipo de serviço está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS).

A atenção domiciliar proporciona ao paciente um cuidado ligado diretamente aos aspectos referentes à estrutura familiar, à infraestrutura do domicílio e à estrutura oferecida pelos serviços para esse tipo de assistência. Dessa forma, evita-se hospitalizações desnecessárias e diminui o risco de infecções. Além disso, melhora a gestão dos leitos hospitalares e o uso dos recursos, bem como diminui a superlotação de serviços de urgência e emergência.

 

Como funciona

Todo paciente que estiver internado na Santa Casa com quadro clínico estabilizado segundo avaliação médica, mas que ainda necessite de determinados cuidados especiais, termino de uso de antibiótico terapia, cuidados essenciais a serem realizados no domicílio, passam por avaliação da equipe de especialistas do SAD. Se o paciente reunir os requisitos necessários, poderá receber alta hospitalar para tratamento em casa e já com agendamento/articulação para acompanhamento nas Unidades Básicas de Saúde.

Importante salientar que a equipe do SAD possui médicos, Enfermeiros, Fisioterapeutas, Assistentes Sociais, Técnicos de Enfermagem articulados a uma rede pública de cuidados e serviços que são oferecidos pelo município.

A exigência é que o paciente seja morador e tenha moradia em Sertãozinho, internado pelo SUS  e caso dependa de outras pessoas para seus cuidados como, por exemplo, a  alimentação, curativo, banho, mobilizações, dentre outros, o mesmo necessitará ter um cuidador identificado que se responsabilize pelos cuidados durante o tratamento.

Para a Administradora do hospital, Rita Montenegro “essa parceria vai contribuir muito com a utilização de recursos disponíveis em nosso município, otimizando nossos atendimentos, já que trabalhando com 100% da capacidade de internação há muito tempo. Com esse processo de desospitalização, a continuidade do tratamento em casa garante a rotatividade de leitos, onde a saída de alguns permite o direcionamento destes para que novos pacientes possam ser internados e tratados dentro de suas necessidades. Tem sido gratificante trabalhar com uma equipe competente e comprometida tanto dentro como fora do hospital”.

É importante ressaltar que todos os casos são discutidos individualmente com a Comissão de Avaliação para Alta Responsável (CAAR) da Irmandade da Santa Casa com a segurança de que os pacientes receberão o que precisam e terão seu tratamento completo fora do hospital, assegurando um processo de alta responsável. (Assessoria de Imprensa e Comunicação da Santa Casa – Josiane Cunha)